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Funil de Conversão: saiba o que é, como funciona e aprenda a montar o seu

Conhecer as etapas que o cliente percorre até o momento da compra é algo fundamental para os empreendedores conquistarem o público e conseguirem cativar e converter esses usuários. Nesse sentido, entender o conceito do funil de conversão é fundamental.

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Funil de Conversão: saiba o que é, como funciona e aprenda a montar o seu
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Isso porque é por meio dessa ferramenta que é possível criar e definir com mais propriedade boas estratégias de marketing, tomar decisões assertivas e desenvolver o negócio.

O que é funil de conversão?


O Funil de conversão consiste na identificação e representação de todas as fases que um cliente percorre, desde o primeiro contato e visita ao site até o momento da compra de um produto ou contratação dos serviços da marca. 


Já a nomenclatura de conversão é atribuída porque o lead (potencial cliente) é levado, ou seja, convertido de uma etapa a outra, graças às ações de Marketing e vendas, fazendo com que ele evolua no relacionamento com a marca, até que se torne um cliente fidelizado.


O funil também ajuda os profissionais a entenderem melhor os erros existentes nos processos de relacionamento, possibilitando corrigi-los.


Do mesmo modo, é possível identificar o fluxo de pessoas que chegam, além de contribuir positivamente no Inbound Marketing, estratégia que visa atrair os clientes de modo não invasivo, algo que desperta a vontade de procurar a empresa voluntariamente.

Etapas do funil de conversão


No processo de venda de um produto ou serviço, existem fases básicas de interação e interesse pela marca, identificado como o funil (indo do interesse à conversão) que, ao ser percorrido pelo lead com sucesso, resulta em mais oportunidades de vendas. 


Para isso, os usuários são classificados conforme a evolução e interação, são essas qualificações dos usuários:

   1. Usuários


São pessoas que visitam o site da empresa para conhecer mais o negócio, acompanhando alguns conteúdos. 


Nesta primeira fase o empreendedor ainda não tem informações sobre os usuários, e esses internautas ainda estão identificando realmente o que desejam/precisam

   2. Leads


Consistem em potenciais clientes que a empresa já conseguiu alguns dados para o contato. 


As pessoas são convertidas em leads a partir do momento em que preenchem um formulário ou quando entram em contato com a marca.


Para realizar essa conversão, a página deve oferecer materiais de valor e de interesse para os usuários e, em troca, o internauta fornece informações como nome, e-mail e celular. 


Já os materiais que podem ser oferecidos podem ter seus temas identificados a partir dos assuntos das páginas mais acessadas e devem ser mais aprofundados, como webinars e e-books.

   3. MQL (Marketing Qualified Lead)


Os MQLs são os leads qualificados pela equipe de marketing, em tradução livre.


Ou seja, indicam os potenciais clientes que já possuem uma relação mais próxima com a empresa, sendo nutridos por meio de conteúdos específicos, conforme os interesses e o perfil identificado pela equipe de marketing e o comportamento no site da marca.


Para conquistar pessoas usando conteúdos os profissionais podem explorar as estratégias de Marketing de Conteúdo que são úteis em todas as etapas do funil, mas principalmente nas fases de atração e qualificação, para identificar aqueles que tem potencial de compra, e no momento de solucionar os gargalos.

   4. SQL (Sales Qualified Lead)


Estes são leads que já passaram por todas as etapas de relacionamento inicial e foram qualificados pelo departamento de vendas. 


O processo de qualificação nesta etapa ocorre conforme os vendedores entram em contato com o lead e identificam uma oportunidade de venda. Aqui é iniciado um ciclo de atendimento de mais qualidade e personalizado para tratativas e conclusão de compra.

   5. Clientes


É quando uma oportunidade de venda que foi identificada é trabalhada até que o lead conclua a compra, ou seja, há a conversão para a venda propriamente dita. 


Desta maneira as empresas podem conquistar os seus clientes, criando uma base de contato, mas o relacionamento não se finaliza nesta etapa, já que é necessário fidelizar esse público, garantindo novas compras ou a renovação do serviço. Por isso o pós-venda também precisa ser trabalhado.

   6. Promotores


Nesta fase, o cliente já está satisfeito com o produto e, ao ter uma excelente experiência de compra com a empresa, se torna um promotor da marca. Ou seja, um cliente que recomenda o produto ou serviço para outras pessoas.

Vantagens do funil de conversão nos negócios
Existem muitos ganhos ao utilizar o funil de conversão, mas, o mais importante é a melhora no planejamento de estratégias e alcance da marca. 


Alguns dos outros benefícios que podem ser adquiridos consistem em:

  • Uso de métricas para análise de ganhos/perdas de usuários;
  • Ajuda a detectar erros e a concentrar esforços para melhorias;
  • Atrai usuários mais interessados/adequados;
  • Permite fazer um bom uso das técnicas de Inbound Marketing;
  • Orienta a jornada de compra das pessoas;
  • Otimiza a fidelização dos consumidores.

Ou seja, com o funil é possível medir o sucesso das estratégias de Inbound Marketing, melhorar o marketing de conteúdo, além de obter respostas simples que ajudam a conhecer os leads.

Considerações finais


O funil de conversão tem relação direta com Inbound Marketing. 


Com isso, cada etapa descreve uma ação que deve ser executada para as pessoas avançarem no funil, devendo considerar também os diferentes interesses e melhores formatos em cada etapa, trazendo materiais de valor com conteúdos cada vez mais específicos para evoluir o cliente para as próximas fases de conversão.


Mais ainda, considerando as etapas do funil e a evolução, tais ações contribuem para:

  • Boa atração, aumentando o número de usuários;
  • Sucesso na captura e fidelização de leads;
  • Boa nutrição, que resulta em bons números de MQL;
  • Resultados promissores, que resultam em mais SQLs;
  • Boas vendas e conquista dos clientes, tornando-os promotores. 

Isto posto, também é importante ressaltar o uso de anúncios no marketing de conteúdo, conciliando ambas estratégias para ter resultados otimizados nas ações em plataformas como o Twitter Ads, ampliando o alcance na primeira etapa do funil - ou seja, a captação.


Basicamente, a estratégia paga consiste em criar materiais que podem ser divulgados em sites e nas redes sociais para despertar a curiosidade e chamar atenção do público, mas que recebem um investimento financeiro para alcançar públicos específicos, como aqueles que tem interesse em um assunto determinado abordado no site.


As plataformas Ads tem um excelente custo-benefício, funcionamento simples e um gerenciamento prático que permite aos empreendedores um bom uso.


Portanto, um monitoramento eficiente no funil de conversão é o modo de aumentar a base de clientes, realizar excelentes vendas e conquistar novas oportunidades de crescimento no mercado, seja por meio de ações orgânicas ou conciliando tais materiais com estratégias patrocinadas.

Autor: idealmarketing.com.br

imagem: Freepik.

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