Aguarde, carregando...

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
carregando

Algumas dicas para vocês não cair em Golpes na internet

Com os olhares voltados para o digital, chega junto uma avalanche de crimes.

Por Samuel Moretto dia em Blog

Algumas dicas para vocês não cair em Golpes na internet
  • Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Com os olhares voltados para o digital, chega junto uma avalanche de crimes.

Com base em pesquisas acompanhamos o crescimento do uso da internet em 120% e a criminalidade online 130%.

As operadoras de internet registraram o aumento do uso de tráfego em 30 a 40% durante esse trimestre.

A empresa de segurança cibernética fortinet calcula que crimes, como o roubo de dados, aumentaram 131%, no primeiro trimestre deste ano.

 

como se proteger de ataques NESSA pandemia de crimes na internet

 

Em tempos de pandemia do coronavírus (covid-19), além de seguir medidas sanitárias restritivas para evitar o contágio, também é necessário redobrar os cuidados ao navegar pela internet ou utilizar serviços oferecidos por plataformas digitais. Criminosos estão aproveitando que a população está em quarentena e, ao ficarem mais em casa, estão conectadas com mais frequência na rede mundial de computadores. Abrir ou responder um simples e-mail pode ser uma armadilha. Compras on-line também ganharam certo grau de risco. Desta forma, a web tornou-se um campo fértil para a investida de golpistas.
A empresa de segurança cibernética Fortinet calcula que o furto de dados aumentou 131%, no primeiro trimestre deste ano, período em que surgiu o coronavírus. “Todo o cenário mundial, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, voltou os olhares para o digital e, com isso, vem à criminalidade junto”, comenta o empresário e especialista em Marketing Digital e Tecnologias, Samuel Moretto.


CRESCIMENTO


Pesquisas revelam o crescimento do uso da internet em 120%. “As operadoras de internet registraram o aumento do uso de tráfego em 30% a 40% durante esse trimestre”.
O fato é que especialistas em invasão, encontram falhas em provedores e exploram o desconhecimento e a ingenuidade de muitos usuários de serviços on-line para aplicar os golpes. Os crimes cometidos são os mais variados possíveis, desde furto de dados pessoais e empresariais, ataques a e-mails por meio de phishing, clonagem do WhatsApp, golpe de sites de vendas, falsos leilões, falsa identidade, golpe do Don Juan, invasão de dispositivos, pornografia de vingança, falso emprego, entre outros.

PROTEÇÃO


Mas a grande questão é: como se proteger de crimes virtuais, especialmente, neste período de surto epidêmico? É recomendado que o internauta tenha muita atenção principalmente na procedência das imagens, e-mails e sites onde clica e navega. “Não saia acreditando em tudo à primeira vista e, sim, pesquise muito. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Delegacia de Polícia de sua cidade ou região”. Na prática, os bandidos exploram brechas na segurança do alvo e incansavelmente tentam o ataque até que enfim conseguem acessar como administrador (root) da conta ou dispositivo do usuário, tendo assim o caminho livre para a prática do golpe.
 “Na dúvida, use o velho bom senso. Antes de comprar, respire e peça a opinião de outras pessoas. Pesquisas apontam que a opinião de um amigo ou colega ligado a área de tecnologia pode lhe ajudar na escolha do local ideal para a compra do seu produto.

 

GOLPE DO FALSO SITE


Como funciona: bandidos criam sites falsos de venda de mercadoria (eletrônicos, eletrodomésticos, etc.). O golpe costuma ter maior incidência em datas comemorativas e promocionais, como por exemplo, a Black Friday. O golpista usa endereços de empresas famosas, alterando só o final do endereço eletrônico, bem como usam o layout dos sites conhecidos, tudo para ludibriar a vítima, fazendo-a pensar que se trata do site verdadeiro.
Dica: observe com cuidado todo o endereço eletrônico. Pesquise a reputação da empresa eletrônica em que pretende efetuar a compra.

Super Dica: Digite no Google o nome da empresa ou site que você está querendo efetuar a compra e veja qual endereço vai aparecer e ai sim faça o clique seguro para a página correta e procure novamente o produto. Fazendo isso você evita entrar em um link malicioso recebido por e-mail, mensagem ou whatsapp.


GOLPE DE PHISHING


Phishing é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável em uma comunicação eletrônica. Fonte: Wikipédia

 

Resumindo você pode receber um e-mail do seu banco ou até mesmo de um site que sempre compra, exatamente igual mas sempre com algum detalhe imperceptível, mas que quando clicado ele executará uma ação de pesca da sua informação e ou seu clique autorizando sua entrada e permitindo assim o acesso ao seu dispositivo.

 

QUAIS AS FERRAMENTAS MAIS USADAS PARA EVITAR OS GOLPES?

 

As ferramentas mais conhecidas são os Anti-vírus, mas uma das mais poderosas somos nós mesmos com alguns cuidados que vou enumerar aqui.

 

1 – Só utilize redes Wi-Fi confiáveis.

2 – Opte por computadores ou dispositivos pessoais protegidos.

3 - Não abra um email que você não conheça o remetente, geralmente com títulos incríveis e que prometem milagres.

4 – Mantenha o sistema operacional e as aplicações atualizadas.

5 – Opte por sites de e-commerce com boa reputação ou veja se a forma de pagamento usada não irá reter seus dados do cartão.

6 – Verifique a segurança do site (https).

7 – Prefira cartões de crédito aos de débito.

8 – Não participe de pesquisas que prometam prêmios e dinheiro.

9 – Não forneça informações pessoais desnecessárias.

10 – Desconfie de promoções incríveis.

11 – Confira o movimento dos cartões de crédito e débito utilizados frequentemente.

 

“Na dúvida, use o velho bom senso. Antes de comprar, respire e peça a opinião de outras pessoas. Pesquisas apontam que a opinião de um amigo ou colega ligado a área de tecnologia pode lhe ajudar na escolha do local ideal para a compra do seu produto.

Deixe seu comentário abaixo: